INS002-Introdução Antropologia Saúde | Conceitos básicos da teoria antropológica: cultura, etnocentrismo, alteridade, diversidade e relativismo cultural. Campo de estudo da antropologia da saúde. O corpo na perspectiva antropológica. Corpo de homem e corpo de mulher: gênero e saúde. Saúde/doença/cura/morte: a problemática da enfermidade e do fenômeno médico a partir da perspectiva antropológica. A construção social da realidade clínica: a religião e as concepções populares sobre enfermidade e processos terapêuticos; reflexões em torno do conceito de eficácia terapêutica. Relações entre medicina oficial e medicina popular: aspectos da integração da clientela aos sistemas de saúde. Diferentes racionalidades médicas.
___BIBLIOGRAFIA BÁSICA___
1) ALVES, PC, RABELO, MC (Org.). Antropologia da saúde. Traçando identidade e explorando fronteiras. Rio de Janeiro: Fiocruz/Relume-Dumará, 1998.
2) BOUCHILLET, D. A antropologia da doença e os sistemas oficiais de saúde. In: Medicinas tradicionais e medicina ocidental na Amazônia. Belém: MPEG/ CNPq/ SCT/ PR/ CEJUP/ UEP, 1991.
3) DUARTE, LFD; LEAL, OF. (Org.). Doença, sofrimento, perturbação: perspectivas etnográficas. Rio de Janeiro: Fiocruz. 1998.
4) HELMAN, CG. Cultura, saúde e doença. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
5) LEIBING, A. Tecnologias do corpo. Uma antropologia das medicinas no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. NAU, 2004.
6) SARTI, CA. A dor, o indivíduo e a cultura. Saúde e Sociedade 10(1):3-13; 2001.
7) SANT'ANNA, DB. Políticas do corpo: Elementos para uma história das práticas corporais. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.
8) SONTAG, S. A doença como metáfora. Rio de Janeiro: Graal; 1984 (Coleção Tendências, 6). |
|
|