EDW001-Profissão Docente | A formação do professor e o exercício profissional: histórico e perspectivas. O trabalho na Escola e os desafios da educação contemporânea. O saber docente e as particularidades do trabalho do professor. Políticas atuais e profissionalização docente. A questão da autonomia e da identidade profissional. Papel social e função ética e política do professor. Organizações profissionais dos professores.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1- APPLE, M. W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1979.
2- BITTENCOURT, C. Livro didático e conhecimento histórico: uma História do saber escolar. São Paulo: Loyola, 1990. BITTENCOURT, C. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.
3- BOURDIEU, P. Sistemas de Ensino, Sistemas de Pensamento. In: A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992, p. 203-230.
4- FONSECA, S. G. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.
5- FONSECA, T. N. de L. História e Ensino de História. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.
6- FORQUIN, J.-C. Escola e Cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
7- GONCALVES, M. de A. et alii. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: FGV, 2012.
8- LOPES, A. R. C. O currículo e a construção do conhecimento na escola - controvérsias entre conhecimento comum e conhecimento científico. In: MOREIRA, A. F. B. (Org). Conhecimento Educacional e Formação do Professor. Campinas, SP: Papirus, 1994, p. 39-52.
9- MATTOS, I. R. de (Org.). Histórias do ensino de História do Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998. MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro, Mauad, 2007.
10- NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: Trajetória e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 163-174, set. 92/ago.93.
11- OLIVEIRA, M. M. D. de. O direito ao passado. Uma discussão necessária à formação do profissional de História. Aracaju: Editora da UFS, 2011.
12- ROCHA, H.; MAGALHÃES, M.; CONTIJO, R. (Org.). A escrita da História Escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
13- SILVA, T. T. da (Org). Alienígenas na sala de aula - uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
|
|
|