STG602-Espanhol
Estratégias de compreensão leitora em língua estrangeira. Dimensão sociointeracional do processo de leitura. Reconhecimento das marcas lingüístico-discursivas e das funções sócio-comunicativas dos gêneros e tipos textuais, bem como sua inserção em domínios discursivos e suportes diversificados. A produção do sentido em diferentes registros e modalidades. As relações textuais: tempo, espaço, comparação, concessão, condição, causa-consequência, alternância, oposição, adição. Conectivos e marcadores discursivos. Gramática contrastiva: as peculiaridades no uso de artigos, pronomes, numerais, possessivos e demonstrativos em espanhol; a diferença no emprego de determinados tempos verbais do idioma(aspectos, funções nocionais, irregularidades, perífrases e modalizações). Elementos coesivos e formação da coerência textual. Relação entre verbal e não verbal, heterogeneidade enunciativa e intertextualidade. Imbricações entre oralidade e escritura. O universo hispânico: a questão intercultural e as variedades lingüísticas da Língua Espanhola.

Fonte: Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA)